terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Uyuni, Deserto de Sal e Calama

No fim do dia partimos de ônibus para Uyuni em uma viagem de 15 horas. Ao chegar, umas 10 da manhã, fomos abordados por diversos vendedores de agências nos oferecendo o pacote de jipe. Acabamos fechando o de um dia apenas pelo valor de 100 pesos bolivianos cada.

Conhecemos o cemitério de trem por 20 minutos e partimos para o hotel de sal. Fomos em 7 dentro do jipe e retornamos no final da tarde. O visual é incrível: o chão reflete o céu e suas nuvens dando a impressão de serem uma coisa só. A linha do horizonte some por uns instantes e parece que você está no céu. Não dá para perder esta experiência!

Descobri que fechar o pacote para o deserto de sal de outra cidade, como La Paz, sai muito mais caro.

A cidade não tem nada demais. Passamos a noite ali e pegamos outro ônibus, que partia no meio da madrugada, rumo a Calama, no Chile. A viagem foi um pouco confusa pela falta de informações por parte da agência que nos vendeu a passagem. Ficamos sem saber como seria o procedimento na fronteira mas acabou dando tudo certo. Mais uma vez, taxas: 15 bolivianos para deixar o país na hora de passar pela imigração. O atendente policial estava tão confuso com o excesso de pessoas que não me deu o troco e eu tive que sair dali pela confusão. Esperamos na fronteira por 3 horas, pelo segundo ônibus que viria nos buscar e nos deixar em Calama. Enquanto isso uma enorme feira se formava em nossa frente, o que me lembrou o comércio Paraguai - Brasil. Vendia-se de tudo lá: roupa, comida, móveis, eletrodomésticos, etc.

Calama é uma cidade pequena e agradável. No Chile o trânsito é de primeiro mundo: não se ouve buzinas e os carros param para você atravessar. Há cachorros de rua por todos os lados, até dentro da rodoviária. Esta cidade é a porta de entrada para quem está indo para o Deserto do Atacama, que fica perto de outra cidade: São Pedro. Este trecho da viagem eu tive que cortar, perdi.

Um dia em Uyuni com este trajeto e dois ou três no deserto são o necessário. Os desertos são imensos e no atacama me parece que  melhor são os lagos coloridos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário